16/05/2017 - 09:41 | Editado em: 17/05/2017 - 09:53

Federalização de trecho da BR-101 pauta agenda do Executivo

Na sexta-feira (12), a prefeita Fabiany Zogbi Roig, juntamente com o vereador Ildomar Xavier, e o presidente do PP nortense, Jonas Costa, recebeu o deputado estadual Gerson Borba e o ex-vereador de Mostardas, João Tropeiro, em seu Gabinete. A visita institucional foi pautada pela situação econômico financeira do município e por questões comuns a São José do Norte e Mostardas.

A revisão do pacto federativo também esteve em pauta. Hoje, o governo federal concentra o poder e os recursos, trazendo para si o controle sobre as grandes decisões e a maior parte do que se arrecada.

De acordo com informações da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), a cada 100 reais em impostos, 57 ficam com a União; outros 25 são divididos entre os estados. E apenas 18 reais são divididos entre 5.668 municípios brasileiros. Cada centavo gerado nas cidades é repassado para Brasília, para depois retornar a conta-gotas.

Outro assunto relevante tratado na ocasião foi a federalização do trecho da BR-101, entre Mostardas e Bacupari, que hoje é uma RST. A possibilidade de o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) assumir a responsabilidade sobre esse intervalo da estrada foi sugerida pela chefe do Executivo nortense.