14/07/2017 - 14:57

Prefeitura e IHG-SJN convidam para o 15º ato em memória ao Combate de 16 de Julho

O Instituto Histórico e Geográfico de São José do Norte (IHG-SJN) e as Secretarias Municipais de Turismo e Promoções (SMTP) e de Educação e Cultura (Smec) convidam autoridades, tradicionalistas e as comunidades nortense e riograndina para as atividades do 15º ato solene em memória ao Combate de 16 de Julho de 1840.

A programação inicia às 21h deste sábado (15), com a atividade social tradicionalista, e encerra com o ato solene, na Praça da Matriz, às 1h30 de domingo (16). Para que os vizinhos riograndinos possam retorna para casa ao final do evento, a Transnorte vai disponibilizar uma lancha extra, com saída da hidroviária local, às 2h30 da madrugada.

Guerra dos Farrapos

A importância da batalha foi reconhecida pelo imperador Dom Pedro II, que concedeu a São José do Norte o título de Mui Heroica Villa, devido à honrosa postura do General Bento Gonçalves – o presidente da República Riograndense. Para que os farrapos vencessem, seria necessário atear fogo na cidade – ação que custaria a vida de muitos inocentes. Daí a célebre frase do destacado General, que entrou para a história: “por tal preço, não quero a vitória”.

Venha reviver um dos mais importantes momentos da Guerra dos Farrapos – a maior e mais organizada Revolução na América – em memória aos 300 riograndenses que morreram por liberdade nas ruas da nossa cidade histórica. Confira a programação abaixo e participe!

Sábado (15/07), no CTG Barreira do Norte

21h: Atividade Social Tradicionalista – Apresentação de vídeos das edições anteriores do evento e documentário sobre a Guerra dos Farrapos;

22h: Concentração e preparação dos Cavalarianos que irão participar da marcha histórica até a cidade. Será servido um Sopão Campeiro, pelo valor de R$ 5,00.

Obs: Será exigida a Guia de Trânsito Animal (GTA) e os exames negativos para Mormo, Anemia, infecciosa Equina e Influenza (com a data em que for emitida a GTA) dos animais que participarão do evento.

Domingo (16/07), na Praça Intendente Francisco José Pereira

Meia noite: Ato Solene em Memória ao Combate farroupilha de 16 de julho de 1840. Saída dos Cavalarianos que representarão a Cavalaria RioGrandense para acordar São José do Norte;

1h30: Ato Solene e homenagens aos 300 RioGrandenses que morreram por liberdade em 16 de julho de 1840.