10/08/2017 - 12:14

Encontro discute potencial eólico da região

Uma reunião nesta segunda-feira (7) entre lideranças e empresários do ramo eólico buscou avaliar o potencial da região para explorar a força dos ventos. A chefe do Executivo nortense, Fabiany Zogbi Roig, esteve em Rio Grande a convite do prefeito Alexandre Lindenmeyer para discutir todos os pontos favoráveis para empreendimentos de energia limpa na zona sul do estado.

Ambas cidades possuem condições efetivas de ofertar mão de obra e infraestrutura para futuras instalações. Lindenmeyer sugeriu a retomada da Associação dos Municípios com Potencial Eólico do Estado do Rio Grande do Sul, que conta com aproximadamente 42 municípios, além de um levantamento das atuais demandas do setor.

Segundo a prefeita Fabiany “iniciativas como esta trariam grande oportunidade de crescimento para São José do Norte”. Na oportunidade ainda relatou sua ida à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para solicitar celeridade no licenciamento ambiental de empreendimento eólico proposto pelo grupo Ventos do Atlântico, que prevê a instalação de 270 torres e geração de em torno de 650 gigawatts de energia.

A Fepam deverá realizar uma visita técnica na segunda quinzena de agosto para conclusão da análise do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) das linhas de transmissão de um futuro parque. A expectativa é que a audiência pública e concessão da licença prévia ocorra antes do final deste semestre.

Dentro de 30 dias outro encontro deverá acontecer entre os prefeitos da região.

Fotos: Marcos Jatahy / PMRG