11/08/2017 - 20:08 | Editado em: 22/08/2017 - 08:31

Smec inicia reformas no ginásio do JDC

Um velho problema aos poucos começa a ser sanado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) com a retirada do telhado do ginásio de esportes da escola João de Deus Collares (JDC) por uma equipe técnica. É um equivoco comum e corriqueiro imaginar que a edificação será demolida, e essa idéia com certeza passa longe do pensamento do poder Executivo.

O antigo Centro de Atenção Integral para a Criança e ao Adolescente (CAIC) é um projeto educacional idealizado por Darcy Ribeiro e implementado em meados dos anos 80 em vários estados do país; porém foi construído com materiais que não contavam com nossas características locais como a salinidade e umidade devido à proximidade tanto com o mar como com a Laguna dos Patos.  Desde sua inauguração em São José do Norte o ginásio do JDC já sofreu várias alterações ao longo dos anos, como a remoção de abas das janelas que foram retiradas devido a fortes ventos e que passaram a colocar em risco alunos, professores e funcionários da instituição.

Devido às precariedades do telhado os estudantes estão sem utilizar o espaço desde 2013, e é fácil constatar que a grande estrutura metálica que compõe a cobertura – uma característica comum em praticamente todos os CAICs – está tomada pela ferrugem. Há dois anos foram realizados vistoria e laudo pericial por engenheiro que constatou a necessidade de interdição e conseqüentemente troca do telhado.

Para não expor a comunidade escolar a qualquer tipo de perigo a Smec age zelando pela segurança de todos. Com o término dos trabalhos de servidores, os alunos poderão retornar a utilizar a quadra esportiva, incluindo os banheiros e arquibancadas, tanto para o desporto quanto para manifestações culturais.

A intenção da Administração Municipal é de em pouco tempo construir uma nova cobertura e se possível uma pista para prática de atletismo na área contigua para uso fruto dos nortenses.

Fotos: Daiane Gautério Pereira / Assessoria de Comunicação e Imprensa