Evento mobilizou mais de 2,2 mil pessoas e celebrou a leitura, a cultura e a educação com ampla programação
A 2ª Feira Literária de São José do Norte (FLINORTE) encerrou-se na sexta-feira (10/10) com sucesso absoluto de público e entusiasmo dos participantes. Ao longo dos três dias de evento, mais de 2,2 mil pessoas, entre estudantes, professores, escritores e a comunidade nortense, passaram pelo Salão Paroquial da Igreja Matriz São José para vivenciar experiências literárias, culturais e educativas sob o lema “Ler é um superpoder!”.
Com uma programação diversificada, a FLINORTE se consolidou como um dos maiores eventos culturais do município e caminha para se tornar referência regional na promoção da literatura e do incentivo à leitura. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e reuniu o trabalho coletivo de todas as escolas da rede municipal, do ensino infantil à Educação de Jovens e Adultos.
Durante a feira, os visitantes puderam conferir exposições, contações de histórias, dinâmicas, jogos educativos, experiências sensoriais e apresentações artísticas. O evento também contou com a presença animada dos mascotes municipais João Livrão, Super Leiturinha, Super Leitor, CidAdão, FiscalIsa e Cebolita, que encantaram crianças e adultos. A abertura oficial teve a participação de autoridades. A Banda Democrata, que deu o tom de emoção e celebração durante os três dias de feira.
A programação foi extensa e envolvente, com espaços dedicados à leitura e à reflexão, como o Espaço do Saber, a Tenda dos Livros Viajantes da Biblioteca Pública Delfina da Cunha, o Mini Museu Tangram de Tecnologias (FURG), o Raízes Negras (SMEC), Espaço Decifrando a Geografia e o Cinemão Itinerante, que exibiu produções audiovisuais locais, Escolinha de Trânsito com orientações para Educação do Trânsito, pela Guarda Municipal e equipe da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito.
Também ocorreu Troca de Livros, Ensino Técnico em Ação, Tenda do Terror, Exposição Literária Negra Escritas Encruzas e Biblioteca Itinerante, ou seja, atividades dinâmicas e variadas para estimular o interesse pela literatura e descoberta de histórias.
Durante os três dias de evento, o público também contou com apresentações no palco. Foram diversos espetáculos que encantaram aqueles que prestigiaram a feira. Entre eles: O que está acontecendo com o clima? Instituto de Ciências Humanas e da Informação (FURG); Diário de Lyly – Escritora Yasmim Peres Ramôa; Descobrindo o País das Maravilhas – EMEF Coronel Soares de Paiva; Coreografia Origens – Invernada Artística São José (Projeto Rede); As Cores da Amizade e Ilha dos Sentimentos – Oficinas de Teatro do Casarão do Saber e da Inovação; e Contações de histórias do Instituto Afro Cultural Educacional Mães Negras
As apresentações teatrais, de dança e música, além de exposições literárias e oficinas aproximaram a comunidade do universo dos livros e da criatividade.
Nesta edição, a professora Nelsa Jurema Jardim dos Santos Bittencourt foi homenageada como patronesse da FLINORTE, em reconhecimento à sua trajetória de dedicação à educação e à leitura. Autora de projetos marcantes, como Descobrindo o Prazer de Ler e Escrever e Jovens Mediadores de Leitura, Nelsa é símbolo do compromisso de São José do Norte com a formação de leitores.
Ao encerrar mais uma edição de sucesso, a 2ª FLINORTE representa o papel da leitura como ferramenta de transformação social e destaca São José do Norte como um território de cultura viva, criatividade e educação. A FLINORTE mostra que ler é, de fato, um superpoder e que a literatura segue a conquistar, cada vez mais, corações e leitores nortenses.