Evento reúne fé, tradição e manifestações culturais
A comunidade umbandista, africanista e o público em geral terão um dia especial em São José do Norte com a realização da 5ª Festa de Oxum e a inauguração do monumento dedicado à Mãe Oxum, orixá das águas doces, da fertilidade e da doçura. A atividade ocorre na próxima segunda-feira (8/12), às 20h, na Rua Marechal Deodoro, às margens da Lagoa dos Patos, e reúne programação religiosa e cultural ao longo de todo o dia que inicia às 13h30min.
A criação do monumento resulta da articulação entre a Prefeitura Municipal, o Gabinete do vereador Paulo Roberto Bernardes (Neguinho da Saúde) e a União Nortense de Umbanda e Cultos Africanistas (Unuca) com recursos da Flora Oxum Brilham.
A partir das 8h, o monumento já estará disponível para colocação de oferendas, acendimento de velas e orações. Às 13h30min, inicia o Banho de Cheiro em frente ao monumento. Das 14h às 18h, o Babalorixá Israel D’Oxum realiza consultas de búzios mediante doação de alimentos.
Às 20h, sai a Procissão Luminosa rumo ao monumento, com primeira parada no hospital. A saída da procissão ocorre na Rua 6, Cidade Baixa, nº 166.
Às 21h, ocorre o ato oficial de inauguração do Monumento à Orixá Oxum. Às 21h45, inicia o batuque alusivo, sem manifestação de orixá. O encerramento das atividades está previsto para 0h30.
