Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
15/09/2025 Sec. da Educação e Cultura
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Acendimento da Chama Crioula abre Festejos Farroupilhas 2025 em São José do Norte

Cerimônia celebrou a tradição gaúcha, homenageou personalidades e reuniu autoridades e comunidade

 

O domingo (14/09) foi destinado a tradição gaúcha em São Jose do Norte com o acendimento do candeeiro com a fagulha da chama crioula que deu abertura aos Festejos Farroupilhas 2025. A Chama Crioula, acesa em Caxias do Sul, foi conduzida até Capivari do Sul e, em seguida, trazida até São José do Norte por um grupo de cavalarianos do município e da cidade vizinha do Rio Grande.

O evento marcou a celebração da cultura e da tradição gaúcha e homenageou os centenários da Darcy Fagundes e os 70 anos do grande Rodeio Coringa. Neste ano, os patronos escolhidos foram Mário Barbosa Matos (estadual) e Sr. Flávio Roberto da Costa (municipal), além da mulher homenageada Juliana Moraes Lima.

A realização do evento foi da Prefeitura Municipal de São José do Norte e da Secretaria de Educação e Cultura, por meio do Setor Cultural, em parceria com a 6ª Região Tradicionalista, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Sistema Pró- Cultura, a Secretaria de Estado da Cultura e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais e da Câmara de Vereadores.

O objetivo da Semana Farroupilha é promover a cultura gaúcha, valorizar a história e os ideais do povo rio-grandense, além de fortalecer a identidade, o respeito, a união e a criatividade entre os participantes, tanto no ambiente escolar quanto comunitário.

Estiveram presentes, o prefeito Neromar Guimarães, a vice-prefeita Vanessa de Oliveira, o presidente do Legislativo, vereador Josué Machado, o patrono dos Festejos, Flávio Roberto da Costa, secretários municipais e equipede governo, representantes do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar, vereadores

Durante a solenidade, o prefeito Neromar conduziu o hasteamento do Pavilhão Nacional, a Brigada Militar conduziu o Pavilhão do Rio Grande do Sul, o presidente do Legislativo, Josué hasteou o Pavilhão Municipal, e o patrono dos Festejos, Flávio, conduziu o Pavilhão da 6ª Região Tradicionalista.

A cerimônia contou com a execução do Hino Nacional pela Banda Municipal Democrata, patrimônio cultural do município, e do Hino Rio-Grandense, que encerrou o ato oficial.

O prefeito Municipal destacou em sua fala a importância da preservação da tradição e da produção cultural gaúcha. Já, o coordenador da 6ª Região Tradicionalista em São José do Norte Sr. Antônio Terra recordou o significado do evento.

O ato solene foi encerrado pelo presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Fernando Costamilan que ressaltou a importância da tradição e reflexão sobre o período: “O período farroupilha não é a sintetização de uma ideia democrática, não é a cristalização de uma ideologia republicana, nem um anseio separatista que nos desvincula da pátria. Não é o choque das forças que se bipartem em nome de princípios. É a eclosão de uma raça estratificada no crisol das tendências ativas. É o Rio Grande do Sul que surge na plena maturação da sua glória e da sua força. É a cúpula da nossa formação social e política”.

Na sequência, ocorreu o show cultural com Alexandre Taveira e o grupo Mais Que Tal, realizado no Palco Social da Rua General Osório.

Confira a programação nos cards em anexo:

 

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé