Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
30/10/2025 Sec. da Educação e Cultura
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Coordenadoras Pedagógicas de São José do Norte participam de evento sobre Educação e Relações Étnico-Raciais em Rio Grande

A participação das coordenadoras integra o cronograma da Formação Continuada “CoordenAção Equânime”

Na manhã desta quinta-feira, 30 de outubro, coordenadoras pedagógicas das escolas da Rede Municipal de Ensino de São José do Norte participaram, em Rio Grande, do evento de encerramento do projeto de extensão “Educar para Relações Étnico-Raciais”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

A atividade, realizada em parceria com o Ateliê Baobá da EMEI Profª Maria da Glória Pinto Pereira, contou com a presença da Profa. Dra. Adriana Santos, que ministrou a palestra intitulada “Autodeclaração e os dados de raça/cor: ferramentas contra as desigualdades na educação”.

O encontro marcou um importante momento de troca e formação, reforçando o compromisso da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São José do Norte (SMEC) com a promoção da equidade racial no ambiente escolar.

A participação das coordenadoras integra o cronograma da Formação Continuada “CoordenAção Equânime”, uma iniciativa do Setor de Relações Étnico-Raciais (SRER) da SMEC, que tem como objetivo fortalecer o trabalho pedagógico voltado à valorização da diversidade e ao enfrentamento do racismo nas práticas educativas.

Segundo o Coordenador Gabriel Baldez, a presença das profissionais da rede municipal em espaços de formação e diálogo é essencial para consolidar uma educação comprometida com a justiça social e a igualdade racial.

“Participar desse evento é reafirmar nosso compromisso com uma educação que reconhece, respeita e valoriza as identidades e histórias que compõem nossas escolas”, destacou.

O evento integra um ciclo formativo de grande relevância para a construção de práticas pedagógicas mais inclusivas e antirracistas, fortalecendo os laços entre universidade, escola e comunidade.


 

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé