Documento viabiliza a construção de 10 novas moradias
O prefeito de São José do Norte, Neromar Guimarães, assinou ontem (31), em Porto Alegre, junto com o secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária, Antônio Carlos Gomes da Silva, o termo de cooperação do programa A Casa é Sua – Calamidade. O documento viabiliza a construção de 10 novas moradias para famílias nortenses que tiveram suas casas destruídas ou interditadas pelos eventos climáticos extremos registrados entre abril e maio de 2024.
A assinatura marca um passo importante para a reconstrução das vidas dessas famílias, que enfrentaram perdas materiais significativas durante as enchentes e temporais que atingiram o município. A Prefeitura de São José do Norte entrou com a cessão do terreno, no bairro Guarida, onde as unidades habitacionais serão construídas.
O A Casa é Sua – Calamidade é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul que tem como foco oferecer soluções habitacionais permanentes para pessoas que perderam suas residências em municípios com decreto de calamidade pública reconhecido oficialmente.
As novas moradias terão 44 m² de área construída, com dois dormitórios, sala e cozinha integradas, banheiro e área de serviço externa. A estrutura será feita com painéis de concreto pré-moldado autoportante, com previsão de conclusão em até 120 dias após a liberação do terreno.
Segundo o prefeito Neromar, “a assinatura deste termo representa mais do que a construção de casas – é a reconstrução da dignidade de famílias que perderam tudo. Estamos unindo esforços com o Governo do Estado para oferecer um recomeço digno e seguro".