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28/07/2025 Sec. da Educação e Cultura
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II Encontro PNEERQ mobilizou professores da Rede Municipal para fortalecer educação antirracista

SMEC

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São José do Norte (SMEC), por meio do Setor de Relações Étnico-Raciais, promoveu na última terça-feira, 23, o II Encontro PNEERQ: Trilhas, reunindo professores da Rede Municipal de Ensino para discutir a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ). O evento teve como foco central a implementação de práticas pedagógicas que enfrentem o racismo e promovam a valorização das identidades negras, indígenas e quilombolas no ambiente escolar.

O encontro foi estruturado em três trilhas formativas, organizadas em diferentes locais da cidade conforme os eixos temáticos: Eixo Verde, no Casarão do Saber e da Inovação; Eixo Laranja, no auditório da EMEF João de Deus Collares e Eixo Marrom, no auditório do Polo Universitário de São José do Norte.

Durante as atividades, os participantes debateram estratégias e caminhos para a efetivação das Leis Federais nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena em todas as escolas.

Entre os destaques da programação, estiveram as falas de Gabriel Baldez e Lilian Oliveira, com o tema “Diagnóstico e Monitoramento da Implementação da Lei 10.639/2003”; Gisele Machado e Marina Capua, que abordaram o uso de materiais didáticos; e Elina de Oliveira e Murilo Trindade, que apresentaram os “Protocolos de Prevenção, Identificação e Resposta ao Racismo na Educação”.

O evento contou ainda com a presença de Gisele Maria Rodrigues Machado, Agente Regional da PNEERQ, além de representantes da Prefeitura do Rio Grande, da Secretaria de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (Secaid) da FURG e da 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), ampliando o diálogo e a articulação interinstitucional.

Para os coordenadores do Setor de Relações Étnico-Raciais da SMEC, Gabriel Baldez e Lilian Oliveira, o momento foi mais um passo importante no compromisso da rede com a educação inclusiva: “Nosso compromisso é promover espaços de discussão e reflexão que contribuam para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que valorizem as identidades negras e indígenas e fortaleçam uma educação antirracista em nosso município.”

O II Encontro PNEERQ reforçou o papel da escola como espaço de transformação social, diálogo e promoção da equidade racial, alinhando-se às diretrizes nacionais e ao compromisso local com a construção de uma sociedade mais justa e diversa.

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