Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
27/08/2025 Sec. da Educação e Cultura
COMPARTILHAR NOTÍCIA

“Inclusão amorosa” e “Caminhos possíveis” inspiram debates no 10º Seminário de Educação Inclusiva

O encontro ocorreu no Celeiro Eventos e trouxe como tema central “Escute nossa voz!”

Na manhã de ontem (26), São José do Norte sediou o 10º Seminário de Educação Inclusiva, evento promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) e do Setor de Educação Inclusiva, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Superdotada. O encontro ocorreu no Celeiro Eventos e trouxe como tema central “Escute nossa voz!”, simbolizando uma década de debates, trocas de experiências e fortalecimento das práticas inclusivas no município.

A abertura foi marcada por uma apresentação especial do Coral Infantojuvenil do Casarão do Saber e da Inovação, que encantou o público interpretando quatro canções. Logo após, a secretária municipal de Educação e Cultura, Letiele Jardim, e o prefeito Neromar Guimarães deram as boas-vindas aos participantes, destacando a importância da valorização da diversidade e do compromisso coletivo com uma educação mais acessível.

A primeira palestra do seminário foi conduzida pela jornalista e apresentadora Isabel Ferrari, que uniu sua experiência profissional à vivência pessoal como mãe de João Pedro, diagnosticado com autismo não verbal. Em sua fala, intitulada “Inclusão Amorosa”, Isabel compartilhou reflexões sobre os desafios enfrentados pelas famílias e ressaltou a importância de promover uma sociedade mais empática e acolhedora. Sua abordagem emocionou o público e gerou momentos de grande identificação e troca de experiências. Ao final, recebeu uma lembrança entregue por uma mãe participante e outra entregue pelas representantes do setor de Inclusão e pela secretária de Educação.

Em seguida, a professora e formadora de docentes Mônia Coelho apresentou a palestra “Educação Inclusiva Caminhos Possíveis ”. Com quase três décadas de atuação na área educacional e ampla formação acadêmica em temáticas como neuropsicopedagogia, desenvolvimento infantil e educação ambiental, Mônia destacou práticas pedagógicas que favorecem a inclusão e compartilhou estratégias para o fortalecimento da aprendizagem em contextos diversos. Sua fala foi marcada pela experiência acumulada em sala de aula e pela defesa de uma educação que valoriza cada estudante em sua singularidade. Ao término, também foi homenageada com a entrega de uma lembrança pelo Setor de Inclusão e pela Secretaria de Educação.

O seminário tem como objetivo fortalecer o debate sobre práticas inclusivas, dar visibilidade às vozes das pessoas com deficiência e seus familiares, além de contribuir para a formação de profissionais da educação, pais, responsáveis e toda a comunidade nortense interessada no tema.

Ao longo desta década, o encontro consolidou-se como um espaço de diálogo e aprendizagem, na busca de construir uma sociedade que respeite e valorize cada indivíduo em sua singularidade.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé