As denúncias podem ser feitas de forma anônima
O mês de Maio marca uma importante mobilização nacional: a Campanha Maio Laranja, dedicada ao enfrentamento e à prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. Instituído pela Lei Federal nº 9.970/00, o dia 18 de maio simboliza essa luta, em memória da menina Araceli, vítima de violência brutal aos oito anos de idade.
Desde então, a data se tornou referência para ações de conscientização e mobilização social em todo o país.
Em São José do Norte, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e da Mulher (SMASCIM), em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDEDICA) e o Conselho Tutelar, já está desenvolvendo a programação de atividades alusivas à campanha. Em breve, essas ações serão amplamente divulgadas à comunidade.
O objetivo da campanha é informar, sensibilizar e mobilizar a sociedade nortense para a importância da proteção da infância e da adolescência. A flor amarela, símbolo do Maio Laranja, representa a delicadeza e a vulnerabilidade das crianças, reforçando a necessidade do cuidado e da proteção que todos devemos ter com elas.
Com o slogan "Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes", convidamos toda a população a se engajar nesta causa. A luta contra a violência sexual infantil é um dever coletivo.
Se você presenciar, souber ou suspeitar de qualquer situação de abuso, exploração ou negligência contra crianças e adolescentes, denuncie. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos seguintes canais:
Disque 100 (nacional)
Conselho Tutelar de São José do Norte - (53) 9 9946-9291
Delegacia de Polícia Civil - (53) 3238-1648