Um dos momentos marcantes do encontro foi a inauguração da sede do Centro Interinstitucional de Observação e Previsão de Eventos Extremos (CIEX)
Na tarde desta terça-feira (4), a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) promoveu um evento inédito voltado às lideranças estaduais e regionais com o objetivo de debater ações e soluções para o enfrentamento das mudanças climáticas e dos eventos extremos. O encontro, que integrou a programação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, contou com a participação do prefeito Neromar Guimarães, do coordenador da Defesa Civil, Marcos Gautério Júnior, da vice-coordenadora, Daiane Nunes, da secretária municipal de Obras e Urbanismo, Fabiany Zogbi Roig, e da secretária-geral de Governo, Richelle da Matta.
Durante a programação, o Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática do Estado do RS apresentou suas ações voltadas ao fortalecimento de políticas públicas sustentáveis e à construção de resiliência ambiental nos municípios. A apresentação foi conduzida pelo secretário executivo do Comitê, Joel Avruch Goldefum, e pela assessora técnica Alexandra Passuello, ambos especialistas em gestão de riscos e desastres naturais.
Também participaram do evento o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Dellagostin, a secretária estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, e a secretária de Relações Institucionais, Paula Mascarenhas.
Um dos momentos marcantes do encontro foi a inauguração da sede do Centro Interinstitucional de Observação e Previsão de Eventos Extremos (CIEX), sediado na FURG. O novo centro reúne instituições como a UFRGS, a UFPel, a Agência da Lagoa Mirim e a empresa de tecnologia Pixforce, e surge como uma ferramenta fundamental para o monitoramento de fenômenos climáticos e apoio à tomada de decisões nos municípios da região.
O CIEX opera a partir de um sistema inovador baseado em dados meteorológicos, oceanográficos e geodésicos integrados a modelos numéricos e inteligência artificial, que simulam em tempo real o comportamento da Lagoa dos Patos e suas margens, por meio do projeto Digital Twin Lagoa dos Patos (DT-LAGOA). O objetivo é fornecer informações precisas para autoridades e gestores, promovendo maior segurança, planejamento urbano e proteção ambiental.
Para o prefeito Neromar Guimarães, a participação de São José do Norte em encontros como o Rio Grande Summit fortalece a capacidade do município em lidar com os desafios impostos pelas mudanças do clima.
“Eventos como este são fundamentais para que possamos unir conhecimento técnico e gestão pública em busca de soluções reais. São José do Norte tem vivido os impactos das mudanças climáticas de forma muito direta, e estar aqui significa buscar parcerias e informações que possam nos ajudar a proteger a população e planejar um futuro mais seguro e sustentável para nossa cidade”, destacou o prefeito.
