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23/09/2025 Sec. da Educação e Cultura
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São José do Norte avança na inclusão alimentar de alunos com autismo nas escolas

SMEC

O setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), em parceria com o setor de Educação Inclusiva e o setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início à segunda etapa do projeto “Acolhimento e Inclusão Alimentar dos Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ambiente Escolar”. A iniciativa visa oferecer atendimento nutricional de qualidade para estudantes com seletividade alimentar, promovendo um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo.

O projeto tem como objetivo enfrentar a seletividade alimentar comum entre alunos com TEA, fortalecendo vínculos afetivos com o refeitório e com as profissionais da alimentação escolar. A iniciativa se desenvolve a partir de quatro eixos principais:

Mapeamento dos alunos: identificação das necessidades específicas relacionadas à alimentação, já realizado pelo setor de Educação Inclusiva no início do ano letivo.

Capacitação das merendeiras: treinamento com foco em abordagem acolhedora e humanizada, baseado em princípios da Terapia Ocupacional para manejo da seletividade alimentar, conduzido em julho com a participação da Terapeuta Ocupacional Ingrid Medeiros.

Adaptação da merenda escolar: ajustes nos cardápios, respeitando as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com o objetivo de ampliar gradualmente o repertório alimentar dos estudantes sem comprometer a nutrição e a segurança alimentar.

Acompanhamento nutricional individualizado: parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para atender às necessidades específicas de cada aluno, iniciado em setembro.

Além disso, a SMEC estuda a realização de encontros com pais e responsáveis, fortalecendo a parceria entre família, escola e equipe terapêutica. A ideia é oferecer orientação, escuta qualificada e suporte, contribuindo para um ambiente educacional mais empático e inclusivo.

"Embora o projeto ainda esteja em fase de implementação, os primeiros resultados já demonstram avanços importantes na promoção do acolhimento e do respeito às especificidades dos alunos com Transtorno do Espectro Autista." salientou a nutricionista, Suzana Antiqueira de Castro.

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