SMAP
Com o tema “Cebola que Gera Força, Colheita que Move o Futuro!”, São José do Norte realizou, na última quinta-feira (23), mais uma edição de um dos eventos mais tradicionais do calendário agrícola do município: a 11ª Abertura da Colheita da Cebola – Safra 2025/2026. O encontro, que reuniu mais de 200 produtores, técnicos, autoridades e representantes do setor agrícola, aconteceu no Celeiro Eventos e marcou um dia de celebração, aprendizado e integração entre os nortenses e o campo.
A programação iniciou com uma celebração religiosa ecumênica, conduzida por representantes de diferentes denominações religiosas, simbolizando a união da comunidade em torno da colheita: Diácono Hamilton Simão (Igreja Católica); Elder Rigby e Elder Navarro (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias); Pastor Jean Rocha (Igreja Adventista); Lizete Abreu (Sociedade Espírita Jesus); e Pastor Valdenir Nunes, representando os pastores evangélicos de São José do Norte.
Na sequência, foi formada a mesa de abertura, composta pelo prefeito municipal, Neromar Guimarães; vice-prefeita, Vanessa Oliveira; vereador Irandi Rodrigues, representando o Poder Legislativo Municipal; secretária municipal de Agricultura e Pesca, Caroline Pinheiro; presidente do Conselho Municipal de Produção, Fábio Martins; representante da Emater/RS-Ascar, Pedro Farias; representante da Embrapa, Andrea Noronha; Aníbal Ribas, representando o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Wilson Covatti Filho; representante da CEASA, Léo Omar Marques; e Rui Lemos, representando o Subcomitê da Cebolicultura e a ANACE.
Também marcaram presença no evento o vereador Ildomar Xavier; o vereador Luís Carlos Specht, que representou o deputado federal Afonso Hamm; a presidente do Legislativo de Tavares, Raquel Terra; as vereadoras de Tavares Leoni Machado e Isabel Rosa; e os vereadores de Tavares Volmir Forneira e Antônio Carlos.
Além das lideranças políticas, participaram os seguintes secretários municipais de São José do Norte: Simoni Corrêa (Fazenda); Richelle da Matta (Geral de Governo); Fabiany Zobgi (Obras e Urbanismo); Sabrina Azevedo (Meio Ambiente); Letielle Jardim (Educação e Cultura); Daiane Pereira (Turismo, Esporte e Lazer); Alessandra Souza (Assistência Social, Cidadania e Mulher – SMASCIM); e Jonas Costa (Transportes e Trânsito).
Durante a cerimônia, o prefeito Neromar Guimarães ressaltou o papel da cebolicultura no desenvolvimento econômico e social do município: “Mais do que um evento, esta é uma celebração do trabalho e da perseverança do nosso produtor rural. A Abertura da Colheita da Cebola simboliza a força da nossa terra e a união da nossa gente, que, com dedicação e esperança, seguem cultivando o desenvolvimento de São José do Norte. É com o esforço de cada agricultor que continuamos movendo o futuro do nosso município”, destacou o prefeito.
A secretária de Agricultura e Pesca, Caroline Pinheiro, emocionou o público ao recitar uma poesia de sua autoria em homenagem aos produtores, destacando a força, a persistência e o orgulho dos nortenses que vivem da agricultura. A presidente do Legislativo de Tavares, vereadora Raquel Terra, também fez uso da palavra, ressaltando a integração regional e o papel da agricultura na geração de renda e desenvolvimento.
Um dos momentos especiais da manhã foi a entrega da placa de identidade visual da sede da Agroindústria Feiralimpa, localizada na Rua Edgardo Pereira Velho. A entrega foi feita pelo prefeito Neromar Guimarães, pela vice-prefeita Vanessa Oliveira e pela secretária Caroline Pinheiro à presidente da Associação de Produtores Nortense, Luciana Moreira, em reconhecimento ao trabalho dos produtores locais e ao fortalecimento da agricultura familiar.
O evento contou ainda com a palestra técnica do engenheiro agrônomo Daniel Schimit, da EPAGRI (Santa Catarina), que abordou o mercado nacional e internacional da cebola, além de uma homenagem à família do engenheiro agrônomo Guaraci Ferrari, realizada pela SMAP e pelo Conselho Municipal de Produção.
Na sequência, o escritor Cledenir Vergara Mendonça apresentou o livro “Arquitetos de um Sonho: É Preciso Lembrar para Não Esquecer”, de sua coautoria com Ivan Renato Cardoso Krolow, que resgata a memória do desenvolvimento agrícola nortense.
A programação da tarde foi marcada por apresentações culturais do Casarão do Saber e da Inovação e por palestras com especialistas do setor agro, como Emilio Mallmann de Souza, do Sicredi, que tratou sobre o Plano Safra, e o engenheiro agrônomo Helton Bassani, da empresa Agritu, que abordou o plantio direto da cebola.
Também foi apresentado o roteiro de turismo rural “Caminhos da Península”, pelo assessor especial de turismo Alex Souza, iniciativa que integra o turismo e a agricultura local.
Encerrando o evento, houve a exposição e premiação de réstias e molhes de cebola, além de pratos típicos regionais, coordenada pela equipe da Emater/RS, seguida por um café de confraternização.
Durante todo o dia, o público pôde visitar a exposição de máquinas e equipamentos agrícolas, o artesanato local e a Feira de Oportunidades, organizada pelos alunos do projeto Educando para o Turismo, que apresentaram iniciativas empreendedoras e sustentáveis ligadas ao meio rural.
A 11ª Abertura da Colheita da Cebola foi promovida pela Prefeitura Municipal de São José do Norte, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, em parceria com o Conselho Municipal de Produção e a Emater/RS-Ascar, com apoio do Sicredi e BRDE.
