Município alcança liderança regional em governança de licitações, conforme levantamento do TCE-RS
São José do Norte conquistou posição de destaque no cenário estadual ao alcançar o primeiro lugar entre os municípios da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) no Índice de Maturidade da Nova Lei de Licitações e Contratos. O resultado consta no Relatório de Levantamento sobre a Implementação da Lei nº 14.133/2021, divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), e coloca o município na 23ª posição no ranking geral do Estado.
O município obteve nível de maturidade classificado como Básico, com Índice de Maturidade (IM) de 0,566. Esse desempenho colocou São José do Norte à frente de todos os demais integrantes da Azonasul e entre os 30 melhores do Rio Grande do Sul. A classificação indica que as práticas essenciais e obrigatórias da nova legislação já fazem parte da rotina administrativa local, o que supera o estágio considerado insuficiente, no qual se encontra a maioria dos municípios gaúchos.
O levantamento avaliou o estágio de maturidade dos Poderes Executivos municipais quanto à aplicação da Nova Lei de Licitações, que substituiu a Lei nº 8.666/1993 e passou a exigir maior foco em governança, planejamento e gestão de riscos. A análise foi conduzida pela Comissão de Estudos da NLLC para Fiscalização do TCE-RS.
O resultado reflete o trabalho técnico desenvolvido pela administração municipal e pelos servidores envolvidos nos processos de regulamentação interna, capacitação e reorganização dos fluxos de contratação pública, conforme as exigências da Lei nº 14.133/2021.
A liderança regional revela o comprometimento do município com a transparência, a eficiência e a correta aplicação dos recursos públicos. A Nova Lei de Licitações estabelece uma mudança estrutural na forma de contratar, ao priorizar planejamento, governança e controle, elementos essenciais para garantir serviços públicos de qualidade à população.
O Índice de Maturidade usado pelo TCE-RS considera quatro dimensões: regulamentação e estrutura de governança, planejamento da contratação, gestão contratual e transparência e controle. O desempenho de São José do Norte nessas dimensões mostra que a boa governança é instrumento fundamental para o desenvolvimento local e para o fortalecimento da confiança da sociedade na gestão pública.
“A liderança no ranking regional é uma prova de que estamos no caminho certo, utilizando as ferramentas da nova lei para otimizar os processos e assegurar a lisura em todas as etapas", explicou o superintendente de Compras e Licitações, Ademilton Higino da Silva Junior.
Para o prefeito, Neromar Guimarães, "Alcançar a primeira posição na Azonasul neste levantamento do TCE-RS é um reconhecimento do nosso esforço contínuo em prol da transparência e da eficiência. A Nova Lei de Licitações é um marco e nossa prioridade é garantir que cada centavo do dinheiro público seja investido com a máxima responsabilidade e planejamento”.
