Municípios gaúchos defendem soluções para saúde e agricultura em reunião com bancada federal
Durante a 26ª Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) promoveu, na noite da última terça-feira (20), reunião com a bancada federal gaúcha para tratar das pautas prioritárias dos municípios. O Executivo Municipal esteve presente no encontro, realizado na Câmara dos Deputados, que reuniu prefeitos, vereadores e parlamentares para cobrar soluções concretas para os desafios enfrentados pelas administrações locais.
O prefeito de São José do Norte, Neromar Guimarães, esteve presente representando o município e acompanhou as discussões sobre temas urgentes, como o financiamento da saúde e a defesa da agricultura, com forte apelo pela aprovação da securitização das dívidas agrícolas — medida considerada fundamental para socorrer os produtores rurais do Rio Grande do Sul, afetados por sucessivas estiagens e enchentes. Também participou do encontro, a vereadora nortense, Enília Lucas.
Na reunião, também foram debatidas a necessidade de maior agilidade na liberação de emendas parlamentares e a criação de um fundo exclusivo de desenvolvimento para os municípios do Sul. O fortalecimento do SUS, o custeio de programas federais e os atrasos nos repasses da saúde foram temas amplamente defendidos pelos gestores municipais.
Ao final do encontro, Neromar concedeu entrevista ao Jornal da República, onde defendeu enfaticamente os interesses de São José do Norte, e destacou a importância de garantir recursos para a saúde, investimentos na agricultura e a adoção urgente da securitização como solução para amenizar os impactos no setor rural.
“Estamos aqui defendendo o nosso município e cobrando medidas efetivas para garantir que São José do Norte continue se desenvolvendo e enfrentando os desafios que hoje atingem todos os municípios do Rio Grande do Sul”, afirmou o prefeito Nortense.
Os representantes de São José do Norte seguem em Brasília defendendo os interesses municipais e participando das atividades propostas pela 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, evento que vai até o dia 22 de maio, com a presença de autoridades de todo o país. O encontro, considerado o maior evento municipalista da América Latina, tem como tema, este ano, a autonomia dos municípios.