Encontro qualifica coordenadores pedagógicos para fortalecer as Relações Étnico-Raciais nas escolas da rede municipal
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), por meio do Setor Pedagógico de Relações Étnico-Raciais, realizou, na quinta-feira (22/05), o 1º Encontro de Formação Continuada para Coordenadores Pedagógicos das escolas da rede municipal de São José do Norte.
Com o tema CoordenAção Equânime: Educar para as Relações Étnico-Raciais, a formação teve como objetivo promover reflexões sobre práticas pedagógicas voltadas à valorização da história e cultura afro-brasileira e indígena, contribuindo diretamente para a efetiva implementação das Leis Federais nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008.
O encontro, realizado de forma presencial, proporcionou momentos de diálogo, construção coletiva e fortalecimento do compromisso com uma educação antirracista, baseada na equidade e na valorização das identidades negra e indígena.
A programação contou com a participação da Escola Municipal de Educação Infantil Maria da Glória Pinto Pereira, que apresentou o Projeto Baobá, desenvolvido pelas professoras Graciele Ribeiro e Débora Ossanes. Elas compartilharam a experiência com a palestra Educação Antirracista na Educação Infantil: do conhecimento teórico às potencialidades da prática pedagógica, que levou aos participantes exemplos concretos aplicados na rotina escolar.
Para os coordenadores do Setor de Relações Étnico-Raciais da SMEC, Gabriel Baldez e Lilian Oliveira, a proposta da formação é fomentar espaços permanentes de discussão e reflexão. “Nosso compromisso é desenvolver ações que promovam um ambiente escolar que valorize as identidades negra e indígena, para ajudar a combater o racismo e fortalecer uma educação pautada na equidade”, destacaram.
O cronograma prevê mais quatro encontros mensais até novembro, encerrando as atividades com um seminário de partilha das experiências construídas ao longo da formação, que contará com certificação de 40 horas.