04/07/2023 Sec. de Transporte e Trânsito

SMTT e Guarda Municipal participam do lançamento do novo edital do Programa Balada Segura

Com mais de uma década de atuação no Estado, programa espera ampliar número de municípios participantes

Na tarde da última segunda-feira (03), o Governo do Estado anunciou o lançamento do novo edital do programa Balada Segura. O evento contou com a presença do Secretário de Transporte e Trânsito (SMTT), Jonas Costa, e do Chefe da Guarda Municipal, Marcus Rodrigues.

O principal objetivo do novo edital é estender o programa para mais cidades, especialmente aqueles que registram alto índice de acidentalidade. A proposta do programa é estabelecer parcerias entre as prefeituras, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Brigada Militar, a fim de garantir a realização de fiscalizações noturnas no trânsito, buscando a manutenção das leis e regras vigentes, especialmente contra a combinação e direção.

O Secretário da SMTT destacou a importância do Programa Balada Segura e enfatizou que o principal objetivo é preservar a vida dos condutores de veículos. "Nosso município já realiza ações que fazem parte do Programa Balada Segura e nossa avaliação é positiva. Entendo que algumas pessoas podem não gostar de serem abordadas e ter que passar pelo teste do etilômetro, porém, devemos preservar a vida dos condutores em primeiro lugar"  afirmou.

Atualmente, 27 municípios gaúchos estão aptos a aderirem ao programa, pois possuem órgãos de trânsitos, com agentes de trânsito devidamente habilitados. O programa já está presente em 40 municípios do estado, tendo afetado sua eficácia ao longo de mais de uma década de atuação. Segundo dados estatísticos, 71,4% das cidades que aderiram ao programa registraram uma redução no número de acidentes fatais nos últimos 36 meses.

Assessoria de Comunicação Social

Prefeitura Municipal de São José do Norte - Planejamento, Trabalho e Crescimento

Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.

Facebook: www.facebook.com/PrefeituraSJN

Instagram: www.instagram.com/prefeiturasaojosedonorte