01/02/2024 Sec. de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável

Corsan entrega sistema de água tratada para a Praia do Mar Grosso

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) realiza nesta quinta-feira, 1º, a entrega do novo sistema de abastecimento de água tratada para a Praia do Mar Grosso, um projeto que teve início em dezembro de 2022. Alinhada às diretrizes do plano de governo do Executivo e atendendo uma antiga demanda da comunidade, essa iniciativa beneficiará aproximadamente três mil pessoas, número que pode dobrar durante a temporada de verão. É importante destacar que, atualmente, o abastecimento local é realizado por meio de poços artesianos individuais, sem que a água receba o devido tratamento e a partir de agora, a Corsan, contratada pela Prefeitura, assume a responsabilidade de fornecer água tratada para as localidades.

Com um investimento de R$ 4,3 milhões, a implantação do novo sistema abrange a extensão de mais de quatro quilômetros de tubulação principal (adutora), a instalação de mais de seis quilômetros de rede de distribuição, de sistema de bombeamento e de um reservatório com capacidade para 100 metros cúbicos. A rede principal existente, anteriormente limitada até a empresa Estaleiro Brasil (EBR), foi estendida até a Estrada Interpraias, onde ocorreu a interligação à rede de distribuição para os imóveis da região.

"Desde a assinatura da ordem de início das obras em 2022, visando a expansão do abastecimento de água potável para a Barra e a Praia do Mar Grosso, trabalhamos junto com a Corsan para alcançar este momento de conclusão da obra. Hoje, podemos afirmar que estamos proporcionando um serviço essencial para atender às necessidades básicas da população. A água agora chega à praia livre de qualquer tipo de contaminação e possíveis doenças", destacou a prefeita Fabiany.

No próximo mês de março, está programada a entrega do sistema de abastecimento da 5ª Secção da Barra, onde já foram instalados dois reservatórios. No total, a Corsan investiu R$ 8 milhões nas duas obras.

A expansão do sistema de abastecimento de água em São José do Norte está em consonância com o compromisso da Corsan, sob a gestão da Aegea, de universalizar o acesso à água para 99% da população gaúcha até 2033.

Novas ligações

Aos interessados em se ligar à rede, o primeiro passo é fazer o pedido de vistoria de viabilidade na unidade de atendimento da Corsan em São José do Norte ou qualquer unidade de atendimento, pelo call center, por videochamada, Tudo Fácil, atendimento online (chat), app Corsan e unidade de atendimento virtual.

A vistoria da viabilidade de rede é feita em até sete dias. Constatada a viabilidade, o usuário tem até 30 dias para apresentar a documentação necessária e assinatura do contrato em qualquer unidade de atendimento, Tudo Fácil e videochamada.

Os documentos são: RG e CPF/CNPJ e documentação comprobatória de propriedade, posse ou outro direito real sobre o imóvel, como matrícula atualizada (máximo 30 dias de emissão), escritura pública, contrato de compra e venda, contrato de locação, dentre outros

Além desses documentos, os usuários devem apresentar o informativo de endereço com cadastro de IPTU emitido pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de São José do Norte (Rua Ramiro Barcelos, 657 - Centro).

Também é necessária a instalação, pelo usuário, da caixa de ligação adquirida junto a um fornecedor credenciado e autorizado pela Corsan. Na aquisição, o usuário deve verificar a presença de selos que atestam a qualidade do produto.

Depois destas etapas, a ligação à rede de água é realizada no prazo de dez dias.

Unidade de atendimento da Corsan em São José do Norte
Avenida Getúlio Vargas, 244
De segunda a sexta-feira
8h30 às 12h e 13h às 16h

Canais virtuais: app Corsan, www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.