16/02/2024 Sec. Mun. da Saúde

Prefeitura alerta população sobre a Dengue

A prevenção à doença e o combate ao mosquito começa dentro das nossas casas e é tarefa de todos nós!

A Prefeitura de São José do Norte, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Vigilância em Saúde, informa à população a ocorrência de um caso confirmado importado de Dengue no município.

Trata-se de uma mulher de 37 anos, proveniente do estado de Minas Gerais. A usuária retornou ao município em 21 de janeiro e começou a apresentar sintomas no dia seguinte, buscando atendimento na mesma semana do terceiro turno do Posto central onde o caso foi atendido, notificado e amostras foram colhidas e enviadas ao laboratório regional para confirmação.

Agentes de Endemias da Vigilância Ambiental realizaram atividade de Pesquisa de Vetor Especial (PVE) nas áreas de permanência da mulher e nenhuma amostra de larvas do mosquito foi encontrada.

No dia 05 de fevereiro foi liberada a confirmação laboratorial pelo laboratório regional, LACEN/RS, referência para o estado.

A Vigilância Epidemiológica do município alerta à população sobre a necessidade de manter seus pátios limpos, sem acumulo de lixo e recipientes que possam juntar água da chuva e servir de criadouro para larvar do mosquito Aedes Aegypti. Vasos de plantas e plantas ornamentais como por exemplo, bromélias, também devem ser verificadas semanalmente.

Pessoas com sintomas compatíveis com Dengue devem procurar atendimento médico. Os principais sintomas são manchas vermelhas pelo corpo, febre alta, dor atrás dos olhos, dor nas articulações e fortes dores de cabeça.

Neste caso, procure atendimento nas Unidades de Saúde da Família mais Próximas da sua residência ou no turno estendido do Posto Central.