23/04/2024 Sec. da Educação e Cultura

Projeto "Sabe o Lixo? Virou Arte!" Retorna à São José do Norte pelo Segundo Ano Consecutivo

Para mais informações, entre em contato com o Setor de Projetos da SMEC.

Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Educação de São José do Norte tem o orgulho de receber o Projeto "Sabe o Lixo? Virou Arte!". Este projeto inovador, viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura, é uma produção cultural do Instituto Humaniza, com patrocínio da Irani Papel e Embalagem S.A., e apoio da Secretaria de Educação e Cultura do Município de São José do Norte, em parceria com o Ministério da Cultura do Governo Federal.

O objetivo principal do projeto é sensibilizar a comunidade sobre o aproveitamento de materiais recicláveis e a preservação ambiental, promovendo uma cultura de sustentabilidade. Através de atividades práticas e educativas, o projeto ensina como transformar o lixo em arte, incentivando a criatividade e o engajamento com a causa ambiental.

Ao longo do ano, diversas ações de formação cultural e pedagógica serão realizadas para alunos e professores, incluindo oficinas de alfabetização cênica e música instrumental, palestras educativas, distribuição de cartilhas de educação ambiental e um concurso artístico envolvendo música e teatro.

A primeira etapa do projeto ocorrerá no dia 29 de abril de 2024, com a Oficina de Alfabetização Cênica ministrada pelo Grupo Teatral Reminiscências. Esta oficina tem como foco capacitar professores nas práticas de alfabetização cênica e teatro, incentivando a expressão artística e a construção de cenários a partir de materiais recicláveis.

Conteúdo da Oficina de Alfabetização Cênica/Teatro inclui:

Postura
Equilíbrio
O Corpo no Espaço
Utilização do Espaço
Ritmo
Expressão Vocal
Dicção
Volume Vocal
Improvisação Teatral
Concentração
Foco
Ação no Jogo
Composição de Cenas
Relação Palco e Plateia

Os professores do 5º ano receberão uma formação de 8 horas em Alfabetização Cênica. Além disso, estão disponíveis 25 vagas para professores interessados em todas as faixas de ensino, desde a Educação Infantil até a EJA. As inscrições podem ser realizadas através do link: https://forms.gle/b9TeMQrmHwVysD6CA

Para mais informações, entre em contato com o Setor de Projetos da SMEC.

Prefeitura Municipal de São José do Norte - Planejamento, Trabalho e Crescimento

Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.

Facebook: www.facebook.com/PrefeituraSJN

Instagram: www.instagram.com/prefeiturasaojosedonorte