SMEC
A Prefeitura Municipal de São José do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), e em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, realizou na tarde desta quarta-feira o VI Fórum de Cultura, encontro dedicado à formação, diálogo e escolha dos novos representantes da sociedade civil que irão compor os segmentos do Conselho para o próximo ciclo.
A abertura do evento contou com a presença do prefeito Neromar Guimarães, da vice-prefeita Vanessa de Oliveira, do presidente da Câmara de Vereadores, Josué Machado, da secretária de Educação e Cultura, Letiele Jardim, e do presidente do Conselho de Políticas Culturais, Fernando Costamilan. Também participaram os vereadores Paulo Roberto Bernades e Paulo Rubilar Lemos, além de membros do governo municipal, representantes de diferentes setores culturais e comunidade em geral.
Após a execução do Hino Nacional, as autoridades destacaram em suas falas a importância da participação popular na construção das políticas culturais do município. Em sua manifestação, o prefeito Neromar Guimarães ressaltou que a cultura tem papel estratégico no desenvolvimento social e econômico da cidade, reforçando o compromisso da gestão em ampliar ações e fortalecer o setor.
A programação do Fórum iniciou com a palestra de Daniel Godoy, que apresentou o modelo de desenvolvimento territorial baseado na cultura como eixo fundamental para impulsionar a economia local e regional. Godoy também trouxe orientações sobre a elaboração de projetos culturais, tema que seguiu em destaque na oficina conduzida pelo conselheiro Marcos Domingues.
Na sequência, a diretora de Gestão Cultural da Smec, Sheron Dias, apresentou a composição atual do Conselho Municipal de Políticas Culturais e colocou para votação algumas alterações nos segmentos que compõe as cadeiras formadas pela sociedade civil.
Após os debates, os participantes escolheram os novos representantes da sociedade civil que irão compor os segmentos do Conselho de Políticas Culturais. A nova formação foi apresentada pelo coordenador de Cultura, Fabrício Santos de Lemos, e oficializada com a leitura e assinatura da ata.
Nova composição:
Segmento das Associações, coletivos culturais, produção cultural, movimentos sociais de identidade étnica, povos originários e Movimento Tradicionalista Gaúcho
Titular: Antônio Mariano Terra
Suplente: Geliandro Lucas Pinheiro
Segmento Blocos de Carnaval, Escolas de Samba, Carnaval de Rua e Religiões de Matriz Africana
Titular: Lucimara da Costa Colares
Suplente: Nycolas Farias Fonseca
Segmento Museus, Bibliotecas e Literatura
Titular: José Fernando Costamillan
Suplente: Rodrigo Chagas da Veiga
Segmento Música
Titular: José Fernando da Silveira Costa
Suplente: Wesley da silva Miranda
Segmento artes Visuais, Cênicas e Artesanato
Titular: Kamyla Oliveira
Suplente: Rosana Almedareas
Segmento Preservação e Restauração do Acervo de Patrimônio Histórico, Material e Imaterial
Titular: Daniel Godoy
Suplente: Liliane de Freitas Mariano
Para a Smec, o encontro demonstra o papel da cultura como elemento estruturante da identidade local e instrumento de desenvolvimento social.
