29/02/2024 Sec. da Agricultura e Pesca

Smap participa da 11ª Abertura oficial da colheita do milho.

Na última terça-feira, 27 de fevereiro, na fazenda Canoa Mirim em Santa Vitória do Palmar/RS teve início a 11ª abertura da colheita do milho. A abertura contou com a participação do Secretário Josué Machado e do Engenheiro Agrônomo, Fábio Martins, da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca.

A escolha do município de Santa Vitória do Palmar em uma propriedade produtora na zona sul do RS foi estratégica para a expansão da cultura no sul do estado com tecnologia de ponta para a auto suficiência na produção de milho.

No evento foram apresentadas palestras técnicas sobre a nutrição, qualidade de solo, irrigação, doenças e pragas da cultura do milho, principalmente, no plantio do cereal em áreas com sulco-camalhão que é uma porção de terra de lavoura um pouco mais elevada, como se fossem pequenos canteiros, com área de córrego de água entre eles.

Atualmente o Rio Grande do Sul consome por ano cerca de 7 milhões de toneladas de milho e não produz esse quantitativo, necessitando importar, por isso, implementou programas como o Pró-milho com o objetivo geral incentivar, fomentar e coordenar ações que aumentem a produção e a qualidade do cereal.

“Em São José do Norte estamos incentivando a cultura do milho com disponibilização de semeadoras e colhedoras aos produtores de forma gratuita em nossa Patrulha Agrícola mecanizada e de programas como o troca-troca de sementes, por que consideramos importante fonte de renda para os agricultores e relevante insumo (matéria-prima) para a criação de aves, suínos, equinos, bovinos e outros animais, compondo parcela majoritária das rações, afirma o Secretário Josué Machado.”

O evento foi organizado pela Seapi, Apromilho, Farsul, Emater/RS-Ascar, Ocergs, Prefeitura de Santa Vitória do Palmar e a Agropecuária Canoa Mirim.

Prefeitura Municipal de São José do Norte - Planejamento, Trabalho e Crescimento

Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.

Facebook: www.facebook.com/PrefeituraSJN

Instagram: www.instagram.com/prefeiturasaojosedonorte