As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de outubro, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), localizado na Rua Marechal Deodoro, 276.
A Secretaria Municipal da Assistência Social, Cidadania e da Mulher (SMASCIM), por meio do Centro Social de Apoio ao Empreendedorismo e Valorização da Mulher – Programa Capacita Mulher, realizou nas últimas sextas-feiras, dias 26 de setembro e 3 de outubro, duas Rodas de Conversa com foco na valorização, capacitação e fortalecimento das mulheres de São José do Norte.
Os encontros abordaram temas fundamentais para o desenvolvimento pessoal e social das participantes. A primeira roda teve como tema “Autoestima e empoderamento feminino: desafios e oportunidades! A mulher no mercado de trabalho”, conduzida por uma técnica do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Já a segunda discutiu o tema “Cadastro Único: público-alvo, direitos e deveres”, apresentado por uma técnica da equipe do Cadastro Único.
Durante o mês de outubro, o programa seguirá com novas temáticas, entre elas: Violações de direitos; A rede socioassistencial: serviços, acessos, público-alvo, direitos e deveres; A rede de saúde: serviços e acessos – porta de entrada e Empreendedorismo – MEI.
As rodas de conversa acontecem semanalmente e são conduzidas por técnicos da municipalidade, conforme prevê a Lei Municipal nº 949/2021, que institui o Programa Capacita Mulher. A iniciativa tem como objetivo promover a formação integral das participantes, oferecendo um cronograma contínuo de ações e atividades que visam à transformação social, com capacitação profissional, suporte psicológico e social, preparando as mulheres para o enfrentamento dos desafios da vida cotidiana.
Além das rodas de conversa, o Programa Capacita Mulher também abrirá, no dia 3 de novembro, três novos cursos de qualificação profissional: Bolos e Doces, Manicure e Pedicure e Designer de Sobrancelhas.
Cada curso disponibilizará 10 vagas, destinadas preferencialmente a usuárias do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único. Caso haja vagas remanescentes, estas serão abertas ao público em geral.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de outubro, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), localizado na Rua Marechal Deodoro, 276.