Formação foi voltada aos coordenadores pedagógicos das escolas da rede municipal
Encerrando as atividades na manhã desta terça-feira, 11 de novembro, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) realizou o último encontro do curso de Formação Continuada “Coordenação Equânime”, promovido pelo Setor de Relações Étnico-Raciais.
A formação foi voltada aos coordenadores pedagógicos das escolas da rede municipal, do Casarão do Saber e da Inovação e do Polo Universitário, com o objetivo de promover um espaço de reflexão sobre o fazer pedagógico em Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER).
Ao longo dos encontros, os participantes aprofundaram discussões teóricas e metodológicas voltadas à implementação das Leis Federais nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que tornam obrigatórios o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. A proposta buscou fortalecer o papel dos(as) coordenadores(as) pedagógicos(as) como multiplicadores de práticas educativas antirracistas, que valorizem a identidade negra e indígena e promovam ações de prevenção e enfrentamento ao racismo institucional.
O encerramento da formação foi marcado pela apresentação dos projetos de Educação Antirracista elaborados pelas coordenadoras, que serão desenvolvidos nas unidades escolares ao longo do ano letivo de 2026.
A secretária municipal de Educação, Letiele Jardim, parabenizou o grupo pelo comprometimento e pela qualidade dos trabalhos apresentados.
“É compromisso desta gestão promover uma educação mais justa, equitativa e significativa, que reconheça e valorize a diversidade como um pilar essencial da nossa rede de ensino”, destacou a secretária.
Como reconhecimento pela participação e dedicação ao longo do percurso formativo, as coordenadoras receberam certificação de 40 horas, consolidando o compromisso da SMEC com a formação continuada e com o fortalecimento das práticas de educação antirracista na rede municipal.
