Evento reuniu centenas de devotos e marcou a entrega do Monumento à Mãe Oxum na orla da Lagoa dos Patos
A 5ª Festa de Oxum reuniu centenas de devotos, lideranças religiosas, representantes da cultura e comunidade em um dia dedicado à fé, à tradição e às expressões afro-brasileiras. A celebração também marcou a inauguração do monumento dedicado à Mãe Oxum, orixá das águas doces, da fertilidade e da doçura, instalado na Rua Marechal Deodoro, às margens da Lagoa dos Patos.
O evento contou com a presença da vice-prefeita Vanessa Oliveira, dos secretários municipais de Assistência Social, da Cidadania e da Mulher (Smascim) e de Transporte e Trânsito (SMTT), Alessandra Souza de Jesus e Jonas Costa, dos vereadores Paulo Roberto Bernardes (Neguinho da Saúde) e Enília Lucas, do presidente do Conselho de Políticas Culturais, Fernando Costamilan, de lideranças municipais, membros da equipe de governo, além de representantes de entidades umbandista e africanista da região e comunidade nortense.
A criação do monumento resultou da articulação entre a Prefeitura Municipal, o Gabinete do vereador Paulo Roberto Bernardes (Neguinho da Saúde) e a União Nortense de Umbanda e Cultos Africanistas (Unuca), com apoio da Flora Oxum Brilham.
Desde as primeiras horas do dia, o monumento recebeu oferendas, velas e orações e contou com Banho de Cheiro que atraiu participantes para a área em frente ao monumento. Também, o Babalorixá Israel D’Oxum realizou consultas de búzios mediante doação de alimentos.
Às 20h, a Procissão Luminosa saiu da Rua 6, na Cidade Baixa, nº 166, com parada no hospital, e seguiu até o monumento. Às 21h, autoridades, religiosos e comunidade participaram do ato oficial de inauguração do Monumento à Orixá Oxum. Na sequência, ocorreu o batuque alusivo, sem manifestação de orixá e as homenagens finais.