Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
09/12/2025 Sec. Mun. da Assistência Social, da Cidadania e da Mulher
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Cursos da Carreta do Saber tiveram início em São José do Norte

Iniciativa estadual fortalece formação técnica e impulsiona inclusão no mercado de trabalho

 

Nesta terça-feira (9/12), iniciaram os cursos do Programa Carretas do Saber. São José do Norte foi um dos beneficiados com a estrutura que marca o início de uma nova fase de qualificação profissional no Estado e no município.

Os cursos atingiram o número máximo de inscritos e a abertura contou com a presença da secretária-Geral de Governo Richelle Matta, com a titular da Secretaria Municipal da Assistência Social, Cidadania e da Mulher (Smascim) Alessandra Souza de Jesus, com a coordenadora de Serviços e Comunicação da Smascim Tatiane Wyse, o servidor Iraci Antônio da Silva e com o instrutor do Senai Alex Sandro Soares.

As duas formações ofertadas tiveram início hoje (9/12): Montagem e Reparação de Circuitos Elétricos Residenciais, no turno da manhã, e Instalações Elétricas, no turno da tarde. Cada curso possui carga horária de 32 horas, com conteúdo teórico e prático.

A iniciativa funciona por meio de convênio entre o Governo do Estado e a prefeitura, com coordenação da Smascim.

Durante os cursos, a carreta permanecerá nas instalações da Progasa.

O programa amplia oportunidades de qualificação no município, fortalece a inserção no mercado de trabalho e estimula a economia local.

Na oportunidade, as secretárias Richelle e Alessandra explicaram aos participantes que, em breve, mais cursos e oportunidades virão para São José do Norte através de outros convênios.

“Eu vim para me atualizar para ao mercado de trabalho”, disse a aluna Lucia Silva, que participa pela primeira vez de cursos como este.

“ Com estes cursos, os participantes podem ter referência da parte elétrica e outros sistemas e, através desta formação eles podem conseguir trabalho, ajudar na complementação de sua renda, ou podemos influenciar a busca por mais conhecimento nesta área” disse o instrutor.

Documento(s)

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé