Música e cultura afro-latino-americana chegam ao município com oficina, espetáculo e roda de conversa
São José do Norte recebe no dia 14 de outubro o projeto Nobre Tamboreiro PachamamÁfrica, contemplado no Edital da SEDAC/RS com recursos da Política Nacional Aldir Blanc. A programação ocorre no Casarão do Saber e da Inovação, com entrada gratuita e intérprete de Libras.
O público terá acesso a duas atividades formativas e ao espetáculo musical. Às 16h, ocorre a oficina de formação em tambores, aberta a todos os interessados, com foco na história, diversidade e contribuição dos tambores para a memória social e cultural. Às 19h, será apresentado o espetáculo musical, seguido de uma roda de intercâmbio com artistas e agentes culturais locais para debater a economia criativa em torno dos tambores e o fortalecimento de uma rede estadual de tamboreiros.
O grupo Nobre Tamboreiro, nova formação do antigo Alabê Ôni, criado em 2012 no Projeto Sonora Brasil do SESC, reúne os músicos Richard Serraria, Mimmo Ferreira e Tuti Rodrigues. A trajetória do grupo soma mais de uma década de circulação nacional, com produções musicais, atividades formativas e performances voltadas à valorização da cultura dos tambores.
O projeto circulará por 12 cidades gaúchas atingidas pela tragédia climática de maio de 2024 com a missão de mostrar o papel da arte como espaço de reconstrução, identidade e encontro.
Mais informações e conteúdos estão disponíveis nas redes sociais:
Instagram: @nobretamboreiro | YouTube: /nobretamboreiro | Facebook: /nobretamboreiro